Você sabe por que ir ao gastroenterologista? O gastroenterologista, ou gastro, é o especialista responsável por examinar o funcionamento do esôfago, estômago, intestino delgado, cólon e reto, pâncreas, vesícula biliar, ductos biliares e fígado.
Esse médico pode trabalhar em clínicas ou hospitais e executar diversas funções: realizar consultas, exames, além de receitar remédios para manter o bom funcionamento dos órgãos citados.
Acompanhe a leitura para descobrir os motivos pelos quais é importante você ir ao gastroenterologista! Quais as especialidades da gastroenterologia? A gastroenterologia é dividida em duas áreas principais: Gastroenterologia Clínica e Cirurgia do Aparelho Digestivo.
Ela também tem algumas subespecialidades, que vão se diferenciar de acordo com quais órgãos do aparelho digestivo são analisados. Veja:
Hepatologia: trata condições que acometem o fígado e as vias biliares;
Coloproctologia: investiga doenças do intestino grosso, reto e do canal anal;
Endoscopia digestiva: tratamento de doenças do tubo digestivo via endoscópio.
Doenças diagnosticadas pelo gastroenterologista
Os diagnósticos mais comuns que são tratadas pelo médico gastro, como é popularmente conhecido, são:
Câncer de origem gastrointestinal, fígado, pancreático ou colorretal;
Síndrome do Intestino Irritável, doença que causa desconforto abdominal;
Doença celíaca, que é uma reação imunológica à ingestão de glúten, que cria uma inflamação danificadora do revestimento do intestino delgado;
Doença do Refluxo Gastroesofágico, causadora de azia, dor e queimação no esôfago;
Pancreatite, a inflamação do pâncreas que provoca dor na barriga;
Hepatite e cirrose, doenças graves que atingem o fígado e causam vômito, sangramento e aumento do tamanho da barriga.
Principais sintomas que indicam que você deve ir ao gastro
Constipação: um gastroenterologista poderá determinar qual a causa da constipação, estado produzido por alguma alteração do trânsito intestinal.
Diarreia: além de ser um sintoma do coronavírus, pode se desencadear devido à intoxicação alimentar, ingestão de medicamentos, após quimioterapia ou, ainda, pode estar relacionada à doenças gastrointestinais, como, por exemplo: Doença de Chron e Doença Celíaca.
Sangramento retal: as causas de um sangramento retal podem variar, mas geralmente significam que existe algum sangramento no trato digestivo. As possíveis causas são: fissura anal, hemorroida ou até mesmo câncer.
Queimação frequente: se ocorre regularmente, a queimação é um sintoma para ficar atento, pois pode indicar a Doença do Refluxo e outras condições perigosas ao trato gastrointestinal.
Intolerância à lactose: essa intolerância alimentar que acontece quando o corpo para ou diminui a produção da enzima responsável pela quebra do açúcar presente no leite e seus derivados faz com que esses açúcares cheguem intactos ao intestino. Os sintomas sentidos são gases, cólicas, inchaços e diarreia.
Dor abdominal: se você sofre com dores abdominais frequentes, pode ser indicativo de disfunções no intestino, estômago, bexiga e útero.
Dificuldade para engolir: alguns alimentos podem causar dificuldade para engolir. Se você tiver essa dificuldade, um gastroenterologista pode realizar um procedimento chamado de endoscopia digestiva alta para determinar a causa do desconforto e começar o tratamento.
Gastrite: pode ser aguda ou crônica. Trata-se de uma irritação na parede do estômago que ocorre devido ao aumento da produção de ácidos gástricos.
Se você possui mais de 50 anos: o exame de prevenção do câncer de colorretal, a colonoscopia, é um exame no qual o paciente é sedado e um tubo flexível com uma câmera acoplada é introduzido ao ânus a fim de visualizar o intestino.
Conte com a equipe do CPE
O Centro Paulista de Endoscopia (CPE) é especializado em gastroenterologia e endoscopia digestiva e conta com profissionais altamente qualificados.
O CPE oferece a você e a sua família as especialidades necessárias para um diagnóstico preciso e a definição do melhor tratamento.
Agora que você já sabe por que ir ao gastroenterologista, agende já a sua consulta conosco!
Comments