
Azia
É a sensação de queimação no peito ou na garganta. Algumas pessoas referem como sensação de acidez. A azia é considerada um sintoma da doença do refluxo gastroesofágico.
Nos países ocidentais, a doença do refluxo gastroesofágico está presente em 10-20% da população, e sua incidência vem aumentando ultimamente, em função dos nossos hábitos alimentares e do aumento de peso.
Gastrite
Refere-se à inflamação da mucosa do estômago. Suas principais causas são a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, uso de álcool ou medicações – especialmente os anti-inflamatórios e aspirinas.
A relação entre gastrite e sintomas digestivos não é bem clara. A gastrite pode provocar dor ou desconforto no abdômen superior, mas pode cursar sem nenhum sintoma! Muitos pacientes com gastrite crônica não apresentam queixas abdominais. O termo gastrite muitas vezes é usado erroneamente para descrever qualquer sintoma no abdômen superior.
Má-digestão
A má-digestão ou dispepsia funcional é a sensação de empachamento após as refeições, podendo também apresentar saciedade precoce, dificuldade de digestão e dor abdominal. É um sintoma muito comum, acometendo 20-40% da população. A dispepsia funcional é diagnosticada quando outras causas como gastrite, úlceras ou refluxo foram afastadas. Daí a importância do médico gastroenterologista em conduzir a investigação adequada.
Dicas para melhorar a azia e má digestão:
Perder peso (se você estiver acima do peso)
Elevar a cabeceira da cama
Evitar alimentos como café, chocolate, álcool, gorduras e frituras.
Pare de fumar
Fracionar as refeições e evitar refeições copiosas
Evitar se deitar por pelo menos 3 horas após a refeição