Passagem de balão intragástrico

Pacientes que têm o objetivo de emagrecer, podem ter como alternativa a passagem de um balão intragástrico. A passagem do balão é realizada por endoscopia e o procedimento dura cerca de 20 a 30 minutos.

Passagem de Balão Intragástrico

1. O balão intragástrico é introduzido desinsuflado durante a endoscopia e colocado no estômago.

2 e 3. Um líquido azul (azul de metileno diluído em soro fisiológico) é colocado dentro do balão através de uma válvula. O volume varia entre 500-700 ml (volume suficiente para mantê-lo dentro da câmara gástrica).

4. O aparelho de endoscopia é removido e o balão intragástrico pode ser deixado por um período de até 6 meses.

Como funciona o balão intragástrico?

O balão intragástrico ocupa um espaço razoável do estômago e o paciente fica com sensação de plenitude e saciedade precoce. Ou seja, sobra menos espaço para os alimentos, diminuindo o volume ingerido nas refeições.

Durante o período de tratamento, é essencial um acompanhamento multidisciplinar que permita reeducação alimentar e mudança do estilo de vida, garantindo assim o sucesso e a manutenção da perda de peso após a retirada do balão.

Eu me enquadro nas indicações para uso de balão intragástrico?

Um indicador utilizado mundialmente para o controle do peso é o Índice de Massa Corpórea (IMC), que é calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado.

Se você tem IMC de 27 kg/m2 ou mais, o Balão Intragástrico pode ser indicado para auxiliar na sua perda de peso.

Tabela IMC - Balão Intragástrico

Quanto posso emagrecer com balão intragástricos?

O emagrecimento depende de fatores pessoais do paciente, como peso inicial e aderência ao novo estilo de vida, incluindo atividade física e alimentação saudável. De acordo com estudos científicos, a média esperada de perda de peso é de 12% a 15% do peso inicial do paciente.


Conheça outros Procedimentos