Colonoscopia

Colonoscopia

Para a realização do exame de Colonoscopia é essencial que o intestino esteja limpo, permitindo a avaliação adequada do órgão.

Para isto o paciente deve realizar o seguinte preparo:

Véspera do exame:

  1. Ingerir durante o dia pelo menos dois litros de líquido (água, chá e sucos de coloração clara, coados) e alimentar-se somente com alimentos pastosos até as 22:00 (exemplo: purês, arroz, ovo, caldo de sopas, bolacha água e sal, gelatinas de coloração clara, sorvete de coloração clara, frutas sem casca, sem bagaço e sem caroço).
  2. Tomar 2 comprimidos de Dulcolax® às 11:00 e mais 2 comprimidos às 14:00 (esta medicação provoca diarreia e pode causar cólicas).

No dia do exame:

  1. NÃO TOMAR CAFÉ DA MANHÃ.
  2. Tomar 40 gotas de Plasil® via oral.
  3. Às 6:00h diluir 1 frasco de Luftal® em 1000 ml de solução de manitol a 10% (sendo 500ml de manitol a 20% + 500 ml de chá ou limonada sem açúcar ou Gatorade® de coloração clara ou suco coado de coloração clara). Ingerir 1 copo a cada 10 minutos. Esta solução provoca diarreia (o ideal é que as evacuações estejam líquidas com a cor semelhante a guaraná).
    – É importante caminhar durante e após a ingestão de Manitol® para agilizar o funcionamento do intestino.
    – Se não ocorrer distensão abdominal após o Manitol® , é permitida a ingestão de água e chás claros até 2 horas antes do exame.
  4. Comparecer ao Centro Paulista de Endoscopia 30 minutos antes do horário agendado do exame, em posse do pedido médico (com autorização, se necessário) e exames anteriores relacionados.
  5. É indispensável que o paciente esteja acompanhado por um adulto capaz e maior de 18 anos (obrigatório).

Medicações:

  • Medicações para diabetes não devem ser tomadas no dia do exame.
  • Medicamentos que interferem na coagulação (“Aspirina®”, “AAS®”, “Ticlid®” ou qualquer tipo de anticoagulante) devem ser suspensos ou substituídos após consulta ao médico que prescreveu os mesmos.

Preparação para outros exames